Hebe e Juventus
Hebe, para os gregos, e Juventus, para os romanos é a deusa da juventude, filha legítima de Zeus e Hera. Por ter o privilégio da eterna juventude, representava a donzela consagrada aos trabalhos domésticos. Assim, cumpria no Olimpo diversas obrigações: preparava o banho de Ares, ajudava Hera a atrelar seu carro e servia néctar e ambrosia aos deuses. Um dia, quando executava essa tarefa, caiu numa posição inconveniente. Segundo uma versão, os olímpicos puseram-se a rir sem parar e a jovem, envergonhada, negou-se a continuar servindo-os. Foi substituída pelo mortal Ganímedes, um belo pastor, visto por Zeus cuidando de seu rebanho. Hebe dançava com as Musas e as Horas, ao som da lira de Apolo. Casou-se com Hércules, quando o herói, após sua morte, foi imortalizado, e com ele teve dois filhos, Alexiares e Anicetus.
Historia de Hebe

Filha legítima de Zeus e Hera. Por ter o privilégio da eterna juventude, representava a donzela consagrada aos trabalhos domésticos. Assim, cumpria no Olimpo diversas obrigações: preparava o banho de Ares, ajudava Hera a atrelar seu carro e servia néctar e ambrosia aos deuses. Um dia, quando executava essa tarefa, caiu numa posição inconveniente. Segundo uma versão, os olímpicos puseram-se a rir sem parar e a jovem, envergonhada, negou-se a continuar servindo-os. Foi substituída pelo mortal Ganímedes, um belo pastor, visto por Zeus cuidando de seu rebanho. Hebe dançava com as Musas e as Horas, ao som da lira de Apolo. Casou-se com Hércules, quando o herói, após sua morte, foi imortalizado, e com ele teve dois filhos, Alexiares e Anicetus.
O nome de Hebe vem de palavra grega que significa "a juventude" ou "flor da idade". Juventus da mesma forma significa "juventude", como pode ser visto em tais derivados como juvenil . Na arte, Hebe é normalmente retratado vestindo um vestido sem mangas. Os Phliasians, que viviam perto Sicyon, homenageado Hebe (a quem chamavam Dia) perdoando suplicantes. Hebe também era adorada como uma deusa de perdões ou perdão; prisioneiros libertados iria pendurar suas cadeias no bosque sagrado de seu santuário em Phlius.
Hebe se acreditava ter o poder de restaurar a juventude. Quando o Iolaus idosos (ex-cocheiro Herácles) estava prestes a lutar contra Eurystheus, ele orou a Hebe para ser jovem de novo, e isso a deusa lhe foi concedida
Hebe de hoje
Hebe é uma deusa muito generoso e bondosa, que concedeu Iolaus (amigo e sobrinho de seu marido) juventude renovada para que ele pudesse lutar com Eurystheus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário